W

Goiânia - ST. NOVA SUIÇA




  GALERIA DE FOTOS DA CIDADE



  RESUMO SOBRE O BAIRRO

Quase tudo no Setor Nova Suíça é de uma sofisticação ímpar. Os prédios de alto padrão, as casas confortáveis, os restaurantes, os bares e vários outros estabelecimentos até as ruas internas tranqüilas e intensamente arborizadas têm um charme todo especial, característica dos bairros nobres.

 Mas no seu humilde começo, a Nova Suíça era bem diferente. Nem bairro era. Resumia-se a um pequeno conjunto habitacional construído nos anos 70, dentro do Jardim América. Eram poucas quadras nessa região que fica abaixo da Praça Wilson Salles, na época um local totalmente desabitado e sem nenhuma infraestrutura.

Dona Maria Moreira dos Santos moradora que chegou ao bairro na década de 40 se recorda que devido à falta de infraestrutura, quando alguém ficava doente era preciso recorrer às plantas naturais, que eram muito comuns na região e que apesar de tantas dificuldades, ela se recorda com alegria dos momentos vividos daquela época.

Segundo o historiador Adriano de Castro Melo, que estudou a história do Jardim América para o trabalho de conclusão de curso de graduação, explica que nos mapas da década de 70, o Setor Nova Suíça nem aparece no mapa de Goiânia. O espaço que hoje compreende o setor figurava como Jardim América. Com o crescimento do bairro, a região em volta do conjunto habitacional, começou a ser chamada de Nova Suíça. O historiador analisa que isso aconteceu por conta do preconceito que havia em relação ao Jardim América e acredita ainda que o nome requintado marcou tanto que acabou provocando a mudança do nome de parte do entorno para Nova Suíça, um bairro ainda pequeno, mas que abocanhou parte do Jardim América e hoje está presente no mapa da cidade. E mais: como um local privilegiado e ocupado pela elite.

 





  VEJA COMO CHEGAR


DISTÂNCIA DA CAPITAL:
POPULAÇÃO:






Idiomas


Patrocínio

 LIC Bom Lixo

Parceiros